A nova geração e a clássica: A visão de Ju Lund sobre os vampiros

“Lauren jamais imaginou o que aconteceria depois de conhecer um rapaz misterioso e sedutor durante um forró.”

DSCN0989Os vampiros são criaturas noturnas que se alimentam do sangue humano. Isso você já sabe… A terrível novidade que talvez você não queira descobrir é que eles se misturaram entre nós. Conhecem nossa cultural, nossas tradições e convivem conosco… Frequentam nossas festas e bares. Como se proteger desses identificáveis monstros?

Essa é a proposta de “Anunciação”, o conto que Juliana Lund (Ju Lund) escreveu para a “Coleção Sobrenatural: Vampiros”. Ju é uma escritora pelotense graduada em Artes Visuais e novo talento para a escrita. Mantém atualizado o site de cultura pop Portal Ju Lund e já demonstrou muita experiência no assunto no romance “Doce Vampira”.

Nesta entrevista, ela mostra uma visão em destaque sobre os vampiros. Apreciando tanto as novas obras sobre os imortais, quanto os clássicos.

__________

Vagner Abreu: Quais obras (literárias, filmes, quadrinhos, seriados de TV, música, etc) que mais lhe influenciam a escrever textos sobre terror, horror ou histórias de vampiros?

Ju Lund: São muitas obras literárias favoritas que me influenciam para escrever sobre vampiros. Autores como Anne Rice sempre serão referenciais básicos.

Contudo tenho outras prediletas contemporâneas, tais como Charlaine Harris e L.J.Smith. Filmes e séries de tv do gênero, assisto tudo!

 

Vagner: Para você, quais elementos não podem faltar em uma história de vampiro?

Ju: Romance, mistério e sedução não podem faltar em uma história de vampiros a meu ver. Um cenário urbano,protagonista real e atual… São coisas legais a serem misturadas a mitos ou lendas na construção da trama.

 

Front-Cover-Doce-VampiraVagner: Faça uma análise do atual leitor do Brasil: Por que você acredita que o público brasileiro pode se interessar por contos de vampiros?

Ju: Os contos são leituras rápidas de se consumir, sendo os mesmos de uma temática tão maravilhosa, acredito que fará a cabeça de leitores amantes do sobrenatural.

 

Vagner: Sabendo que os vampiros podem ser vistos como uma alegoria ou metáfora. Para você, quais as alegorias ou metáforas os sanguessugas podem simbolizar para os leitores modernos?

Ju: Ah, isso depende do olhar e também de influencias culturais, históricas e regionais. Uma pergunta interessante e intrigante que gostaria de saber dos leitores em geral!

 

Vagner: Segundo o seu ponto de vista, quais povos ou nações (da antiguidade ou da era moderna) que mais contribuíram para a mitologia vampiresca e quais são os que mais lhe servem como referencial?

Ju: Inúmeros povos contribuíram para espalhar lendas vampirescas, está no subconsciente popular… O que mais me influencia é esse conhecimento ou reconhecimento empírico que habita o coletivo.

 

Vagner: Agora que terminaram praticamente todas as séries de TV, filmes e livros sobre vampiros afeminados que só …“mordem pescoço” depois do casamento. Como você acredita que será a próxima geração de histórias sobre vampiros? É possível haver um resgate daquele monstro sinistro vitoriano?

Ju: (Risos) Vampiros afeminados?! Achei a pergunta bastante preconceituosa… Sou desta geração, gosto de pensar assim. Não saberia responder.

__________

Em “Anunciação”, Ju Lund tem muito a acrescentar a cultura dos mortos-vivos. Por isso, fã de histórias de terror e s10514540_853157321362501_8542447598554536508_nuspense, não deixe de ler seu conto.

Adquira já o “Coleção Sobrenatural: Vampiros” da AVEC editora nesse link . A antologia do terror também pode ser adquirida no Gato SabidoJet BookKoboCulturaTravessaCuritiba, E não deixe de conferir outras novidades em lançamentos nacionais na AVEC Store.

 

 Crédito da Entrevista: Vagner Abreu, Assessor de Comunicação. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s